Quais os modelos de aparelhos ortodônticos

Quer ter um sorriso bem alinhado, digno de celebridade, mas não sabe por onde começar?

O primeiro passo é pesquisar qual é o tipo de Aparelho Ortodôntico que gosta de usar.

O aparelho ortodôntico acabou se tornando um item de beleza, assim como por exemplo os óculos.

Há algum tempo atrás o aparelho dentário era muito desconfortável e feio. Mas, com o passar dos anos, as pesquisas foram evoluindo e hoje em dia exixtem vários modelos com diversas indicações que permitem ao paciente escolher o formato que mais se adequa ao seu gosto e estilo de vida também.

Aparelho Móvel

São aparelhos removíveis, que têm indicações como: Avanços das bases ósseas – Aparelhos Ortopédicos. Descruzar mordidas. Reposicionamento espacial da Maxila e ou Mandíbula. Reduzir a interferência da língua, bochecha. Alinhar dentes principalmente na dentição decídua (dente de leite) e mista ( crianças entre 06 a 10 anos  de idade). Como contenção após o tratamento ortodôntico. Esse modelo permite que o paciente possa retirar esse aparelho sempre que for se alimentar e fazer a higiene bucal. Esse aparelho ortodôntico tem um impacto bem mais leve e é feito com uma resina acrílica, para criar a parte ajustada ao céu da boca do paciente e, fios de aço que compõem a parte que fica na frente dos dentes.

Aparelho Fixo

Esse modelo é o mais comum. Os Tratamentos ortodônticos com braquetes metálicos fixos são utilizados para restaurar a posição inicial dos dentes, uma vez que foram desalinhados por várias causas. Eles são confiáveis ​​e duráveis, mas também podem ser mais
incômodos do que outros sistemas mais modernos. São colados aos dentes através de uma resina. Os pacientes retornam
mensalmente para fazerem a manutenção. O tempo de tratamento varia conforme a gravidade de cada caso, a colaboração do paciente e a habilidade do Ortodontista são fatores determinantes. Para a higienização existem escovas específicas e fio dental para facilitar o processo.

Aparelho Fixo Estético

O aparelho ortodôntico fixo estético apresenta a mesma função que o aparelho fixo metálico, mostrado ateriormente, corrigir dentes tortos e desalinhados.Contudo, é composto por materiais transparentes, construidos com policarbonato, cerâmica ou safira. Dessa forma, Esse modelo é mais discreto e praticamente imperceptível para as outras pessoas, o que ocasiona a sua procura crescente, sobretudo entre os adultos. É com certeza uma excelente opção para o paciente que quer e precisa corrigir a má oclusão sem deixar de lado a estética e a aparência. Alguns modelos são mais arredondados e menos traumáticos para a mucosa, além de oferecerem menos atrito deurante a movimentação ortodôntica 

Aparelho Ortodôntico Autoligável                                           

Essa é uma das opções mais modernas do mercado. Possuem uma capinha que envolve o arco eliminando o uso das liguinhas de elástico. Com isso reduz o atrito facilitando e agilizando a movimentação dentária. Estão indicados para pacientes que apresentam limitações para o tratamento ortodôntico como: Doença periodontal que leva â mobilidade dentária causa pela perda óssea.

Expansor palatino                                                                       

O expansor palatino é um tipo de aparelho ortopédico menos conhecido, sendo indicado para crianças e jovens, para corrigir discrepâncias de crescimento ósseo como a mordida cruzada — ou seja, quando a região posterior do arco superior é estreita em relação ao inferior. Além de proporcionar um ganho de espaço para os dentes anteriores apinhados.

Para que se obtenha o mesmo resultado nos adultos, muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica. Portanto, insistimos na velha máxima de que quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor. A procura para iniciar o tratamento ortodôntico por parte dos pais para seus filhos está cada vez maior, seja pela indicação pelo odontopediatria  em uma consulta ou pelo médico pediatra. Mas o bom é que nós não temos idade “máxima” para começar o tratamento, os adultos também podem se beneficiar com tratamentos eficazes e estéticos.

Aparelho Lingual

Esse tipo de aparelho é muito parecido com o aparelho fixo metálico, com
bráquetes, fios e borrachinhas. Mas há uma grande diferença: ele é colocado na
parte interna dos dentes, de forma que ninguém consegue percebê-lo .

O lado ruim desse aparelho é a questão da higienização, que acaba sendo mais
complexa do que no aparelho tipo convencional. É recomendado para atletas de esporte
de alto impacto, por reduzir o risco de complicações durante a prática
esportiva.

Aparelho Disjuntor                                                                

São aparelhos ortopédicos fixos no palato (céu da boca) com finalidade de promover uma movimentação rápida através da disjunção Palatina.
*São de uso específico e controlada pelo Ortopedista Facial                                                *São mais eficientes em crianças e jovens de até 28 anos de idade.                                    *São empregadas forças contínuas através da ativação de um parafuso como  um torno. que promove uma força contínua. *Extremamente eficientes para o descruzamento de Mordidas e em alguns casos na correção de deficiências do crescimento ósseo.      *Também são empregados em pacientes  fissurados através de uma técnica específica para esse fim.

Deixe um comentário